O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu, após uma votação, manter a escolta dos agentes responsáveis pela segurança pessoal da deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ). A parlamentar está sob a proteção de agentes da Polícia Legislativa Federal devido a uma série de ameaças de morte que ainda estão sendo investigadas.
A resolução foi tomada no último sábado, 13, após a deputada relatar em suas redes sociais que a proteção havia sido suspensa pela Casa. Desde 2020, Talíria conta com a segurança da Polícia Legislativa Federal (PLF) devido a ameaças constantes à sua vida.
“Fui pega de surpresa com a suspensão da minha proteção nos últimos dias, em uma semana agitada na Câmara dos Deputados [caso Glauber Braga]. Desde o início, há dois dias, tentei entrar em contato com o presidente Hugo Motta, sem êxito, o que gerou muita preocupação. Recentemente, recebi uma ligação do presidente da Casa informando que ele irá considerar o recurso sobre a minha escolta, assegurando a retomada das condições necessárias para o exercício seguro do meu mandato”, declarou a deputada.
Conforme a Câmara, a escolta foi suspensa com base em um parecer técnico da PLF, que indicou que não existem mais ameaças persistentes contra Talíria. A assessoria de imprensa da Casa informou que o parecer foi elaborado após consultas com a Polícia Civil do Rio de Janeiro, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e a Polícia Federal (PF).
A Câmara também comunicou que a escolta será mantida de maneira provisória até que haja uma decisão final sobre o pedido de reconsideração feito pela deputada.
(Com informações da Agência Brasil).
Siga o @lulaflix no X!

